terça-feira, 11 de outubro de 2011

LIÇÃO DE CASA

Muito se tem discutido à respeito da necessidade ou não da lição de casa, se deve ser em quantidade maior ou menor, se deve ser corrrigida pelo professor, enfim, há sempre opiniões divergentes à respeito deste assunto.
A escola deve promover a autonomia do educando e levá-lo a buscar o conhecimento pretendido , especialmente agora, quando temos os meios de comunicação que nos permitem acessar continuamente muitas informações.
A lição de casa é imprescindível para que o aluno possa buscar esses conhecimentos, ou, se já os tem, entendê-los e fixá-los, ou até mesmo enriquecê-los.
É uma complementação daquilo que se aprende em sala de aula.
Quanto às informações disponíveis na internet, o aluno deve ser orientado para que saiba discernir o que é realmente importante sobre um assunto, pois este pode ter abordagens diferentes, nem sempre de acôrdo com a sua necessidade  ou seu nível de entendimento.
O professor deve planejar com antecência a lição , de acordo com objetivos bem claros, tendo em mente o relacionamento do tema com o estudo em classe , o grau de dificuldade em relação à maturidade do aluno e também, prever o tempo que o mesmo levará na sua execução.O nível de aprofundamento de um assunto, deve ser gradativo, acompanhando o nível intelectual do aluno.
Portanto,mais uma vez, cuidado com as pesquisas na Internet, por que nem sempre as informações obtidas e/ ou necessárias, estarão adequadas ao nível do aluno.
É necessário que, ao apresentar o trabalho realizado, o aluno receba do professor as orientações necessárias para sua correção e esclarecimento de dúvidas.
É importante que o aluno se sinta seguro quanto à dedicação do professor na orientação e correção das lições de casa. E é importante que, também o professor ,perceba o empenho e dedicação do aluno na execução das mesmas.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BRASIL - DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

O Brasil se desenvolveu economicamente, estando hoje em situação melhor perante o mundo desenvolvido, mas deixou a desejar em relação à  infra-estrutura , que deve receber maior atenção para que este desenvolvimento se consolide.
Ao lado disso, necessita urgentemente de maior desenvolvimento científico e tecnológico, para que possa concorrer no mundo globalizado. Estamos despreparados, não temos o aperfeiçoamento necessário  e nem o número suficiente de  pessoas com cursos de aprofundamento nestes campos, capazes de contribuir para o nosso avanço no referido setor.
Para que esta defasagem seja superada, o Brasil, através de suas Universidades, fará convênios com Universidades americanas, para que nossos jovens possam lá realizar cursos,os quais permitirão a aquisição de conhecimentos e experiências nestas áreas.
É uma oportunidade para os jovens e também para o Brasil, que conta com o apoio dos Estados Unidos, através de sua embaixada e de seus consulados aqui.