quinta-feira, 21 de julho de 2011

EDUCAÇÃO TÉCNICA/FORMAÇÃO PROFISSIONAL Aspectos positivos, negativos e interessantes


Aspectos positivos:
1.      A formação profissional reproduz um universo de trabalho através dos processos das empresas. Como aspecto positivo dessa afirmação tem-se o fato de que as empresas se aproximam das escolas e vice-versa.
2.      A educação técnica torno-se o melhor caminho para alcançar universidades de carreiras técnicas.

Aspectos negativos:
1.      Se não houver a aproximação da escola com os setores da produção os sistemas educacionais se desenvolvem com muita independência da estrutura econômica.
2.      Se não houver a aproximação da escola com as empresas, haverá profundas dificuldades dos sistemas de educação se comunicarem com o mundo da produção e do trabalho.



Aspectos interessantes:
1.      A profissionalização do ensino médio (antigo 2o. grau) no Brasil, criou condições para o surgimento de um novo processo educativo que se chamou “formação profissional”. Baseava-se na experiência francesa “escola ativa” e alemã “aprender fazendo”. No Brasil, este modelo de escola profissionalizante chamava-se escola tecnicista e teve como período de funcionamento a década de 70, (LDB 5.692/71 até a LDB 7.044/82).
2.      Afirma o autor de que as formas de organização cientifica do trabalho reconhecidas como fordismo/taylorismo também foram levadas em conta para o desenvolvimento econômico contínuo. Contudo, hoje essas formas de gestão foram ou estão sendo substituídas pela Qualidades Total.
3.      A Organização Internacional do Trabalho, em 1962, recomendou que o termo “educação profissional”  fosse substituído por “formação profissional”, definindo como sendo o “desenvolvimento de um conhecimento que possibilite a aquisição de um emprego e também garanta a formação da personalidade”.
4.      As novas tecnologias romperam com as estruturas convencionais da produção, gerando um novo paradigma para o trabalhador/trabalho, elevando as exigências da qualificação profissional.
5.      O autor apresenta uma proposta que se traduz como “repensar a integração entre os diferentes segmentos educativos e o mundo do trabalho, ou seja, a relação entre a ciência, tecnologia, processo produtivo e a educação”.


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